terça-feira, 17 de maio de 2011


Colégio Municipal do Tingui    
 Aluno (a) ______________________________
Professor: Agideon Fontes  
Série: 5ª          Turma____                Data 16/06/2011
Vale 6.0: cada questão vale um ponto (1,0)
II avaliação de Matemática I Unidade
1) Um menino estuda 2 horas e 45 minutos pela manhã e 4 horas e 30 minutos à tarde. Quantos minutos estudam diariamente? 

2 x 60 = 120
4 x 60 = 240
240 + 120 + 45 + 30 = 435 minutos.

2. Um avião pode transportar 295 passageiros. Em determinado vôo, o avião está transportando 209 passageiros. Quantas poltronas desse avião não estão ocupadas? 

295 – 209 =086

3. Com 12 prestações mensais iguais de 325 reais posso comprar uma moto. Quanto vou pagar por essa moto? 

 325 x 12 = 3.900

4. Um livro tem 216 páginas. Quero terminar a leitura desse livro em 18 dias, lendo o mesmo número de páginas todos os dias. Quantas páginas preciso ler por dia? 

216 : 18 = 12

5. Calcule o valor das expressões:

a) 40 - [ 3 + ( 10 – 2 ) : 2 ]                                         
40 – [ 3 + 8 : 2 ]=       
40 –[ 3 + 4 ]=                                                
40 – 7 =                                                                     
= 33                                                                           
b) 56 - [ 3 + ( 8 – 2 ) + ( 51 – 10 ) - ( 7 – 2 )]

56 – [ 3 +  6    + 41 – 5 ]=
56 – [ 9 + 36 ] =
56 – 45 =
= 11

c)( 7 + 2 ) x ( 3 –1)= )                                                          
9 x 2 =                                                                                      
= 18 
                                                                                          
d) 3 x 7 + 3 x 25=

21 + 75 =
=96

6. (Olimpíadas brasileira de Matemática) João é mais velho que Pedro, que é mais novo que Carlos, que é mais novo que Carlos; Antônio é mais velho que Carlos, que é mais novo que João. Antônio não é mais novo que João e todos os quatros meninos têm idades diferentes. O mais jovem deles é:

a) João 
b) Pedro 
c) Carlos 
d) Antônio
A matemática vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza - uma beleza fria e austera, como a da escultura.

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