terça-feira, 26 de abril de 2011

Divisão de Números Naturais

O primeiro número que é o maior é denominado dividendo e o outro número que é menor é o divisor. O resultado da divisão é chamado quociente. Se multiplicarmos o divisor pelo quociente obteremos o dividendo. 



A divisão é, sem dúvidas, o principal problema dos estudantes. Vamos resolver alguns exercícios, observe as resoluções e os esquemas.
Exemplos: Por favor, espere e siga a resolução.
a) 756 : 21 = 36

b) 202 : 5 = 40,4

c) 17,4 : 3 = 5,8


Vejam a questão da FUVEST 2003 - Primeira fase:
Num bolão, sete amigos ganharam vinte e um milhões, sessenta e três mil e quarenta e dois reais. O prêmio foi dividido em sete partes iguais. Logo, o que cada um recebeu, em reais, foi:

(a) 3.009.006,00
(b) 3.009.006,50
(c) 3.090.006,00
(d) 3.090.006,50
(e) 3.900.060,50

Resposta: (a)

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Jogos de Adição.

Atividade educativa indicada para pessoas de todas as faixas etárias, ideal para o aprendizado e prática do Ensino de Matemática. Para resolver as operações matemáticas abaixo basta digitar o número correto dentro de cada quadradinho.
Caso o número digitado esteja errado será aberta uma janela para que a correção seja feita.
Atenção: Digite apenas um número em cada campo.
.









+
2 9 3 ...........
+
9 2 9
5 8 4
3 4 1





.














+ 5 8 0
+ 3 9 6
9 9 9
4 8 6





.














+ 9 0 9
+ 3 8 6
1 4 6
4 2 9





.











terça-feira, 19 de abril de 2011

I Avaliaçao de Matemática

Colégio Municipal do Tingui                                                                                                  Aluno (a) __________________________________________________                      Professor: Agideon Fontes                                                                                                       Série: 5ª          Turma____                Data 19/04/2011

I avaliação de Matemática
I avaliação de Matemática
1.     Numere a segunda coluna de acordo com a primeira. 
(1)   72                                  ( ) XIV
(2)   1540                              ( 1  ) LXXII
(3)   19                                  ( 5 ) CCLIV
(4)   900                                ( 2 ) MDXL 
(5)   254                                (  3 ) XIX
(6)   14                                  (  4 ) CM
2.     Os números são organizados em Classes e Ordens de Números, veja a tabela abaixo representando o número 214.067.983: Escreva por extenso esse número.
   Dois milhões sessenta e sete mil novicentos e oitenta e três.
.  Classe
 2ª Classe
1ª Classe
         Mihões
Milhares
Unidades
Ordem
Ordem
 Ordem
Ordem
Ordem
Ordem
3ª Ordem
Ordem   
1ª Ordem
CMI DMI UMI CM DM UM
C
D
U
2
1 4
0
6 7 9 8
3
3. Durante o ano de 2008, uma equipe de futebol venceu 49 partidas, empatou 18 partidas e perdeu 5 partidas. Quantas partidas essa equipe disputou durante o ano de 2008?
R. 49 +18 +5 = 72

4. Um avião Boeing 747 pode transportar 370 passageiros e um avião DC-10 pode transportar 285 passageiros. Quantos passageiros o Boeing 747 pode transportar a mais que o DC10?
   R.370 - 285 = 85

5. Um motorista percorreu 749 km em 6 dias. Nos cinco primeiros dias andou 132 km por dia. Quanto percorreu no 6º dia?
R. 5 x 132 = 660
749 - 660 = 89

6. Marque com um X nas alternativas corretas:
a) ( X ) COMUTATIVA da multiplicação a ordem dos fatores não altera o produto. Ex: 3x5=15 ou 5x3=15.
b) (  )ELEMENTO NEUTRO da multiplicação é sempre 10. 2 x 10 = 20
c) (   ) COMUTATIVA DA ADIÇÃO a ordem do minuendo não altera a soma. 5 - 3= 2 ou 3 - 5 = -2
d) ( X ) PROPRIEDADE ASSOCIATIVA DA ADIÇÃO Esse fato se repete quando consideramos três ou mais números naturais quaisquer. 4+ (2+5) =11
e) (   ) ELEMENTO NEUTRO DA ADIÇÃO. A ordem da subtração não altera a soma. 2-1=1
f) (   ) Os números surgiram pela necessidade dos animais, para cada ovelha que pastava colocava um galho de folha no saco?
“A Matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela”.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

                            Multiplicação


 
Em matemática, a multiplicação é uma operação binária. Na sua forma mais simples a multiplicação é uma forma simples de se adicionar uma quantidade finita de números iguais. O resultado da multiplicação de dois números é chamado produto. Os números sendo multiplicados são chamados de coeficientes ou operandos, e individualmente de multiplicando e multiplicador.
 x \cdot y = \begin{matrix} \underbrace{y+y+\cdots+y}\\{x}\\[-4ex] \end{matrix}
(lê-se "x vezes y" ou "y adicionado x vezes"
Assim, por exemplo,
3 \times 4 = 4 + 4 + 4 = 12,\!\,
Há controvérsias entre os educadores, sobre que número deveria normalmente ser considerado como o número de termos e qual o valor de cada termo.
Pode também ser uma operação geométrica - a partir de dois segmentos de reta dados determinar um outro cujo comprimento seja igual ao produto dos dois iniciais.
  • Comutatividade: A ordem dos fatores não altera o resultado da operação. Assim, se x . y = z, logo y . x = z.
  • Associatividade: O agrupamento dos fatores não altera o resultado.(Podemos juntar de dois em dois de modo que facilite o cálculo). Assim, se (x . y) . z = w, logo x . (y . z) = w.
  • Distributividade: Um fator colocado em evidência numa soma dará como produto a soma do produto daquele fator com os demais fatores. Assim, x . (y + z) = (x . y) + (x . z).
  • Elemento neutro: O fator 1 (um) não altera o resultado dos demais fatores. O um é chamado "Elemento neutro" da multiplicação. Assim, se x . y = z, logo x . y . 1 = z.(obs:o 0 é o da soma.)

►Conjunto dos Naturais

►Conjunto dos Naturais

Os números que pertencem ao Conjunto dos Naturais são os não decimais maiores e iguais a zero.

N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12...}

Dentro de um conjunto podemos tirar um subconjunto (conjunto retirado de dentro de outro conjunto), dentro do conjunto dos naturais temos o conjunto dos naturais menos o zero, esse conjunto é representado por N*:

N* = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12...} 

                                                                Adição
Adição é uma das operações básicas da álgebra. Na sua forma mais simples,adição combina dois números (termos, somandos ou parcelas), em um único número, a soma. Adicionar mais números corresponde a repetir a operação.

                                         Propriedades da Adição

  • Comutatividade: A ordem das parcelas não altera o resultado final da operação. Assim, se x + y = z, logo y + x = z.
  • Associatividade: O agrupamento das parcelas não altera o resultado. Assim, se (x + y) + z = w, logo x + (y + z) = w.
  • Elemento neutro: A parcela 0 (zero) não altera o resultado das demais parcelas. O zero é chamado "elemento neutro" da adição. Assim, se x + y = z, logo x + y + 0 = z.
                                              Subtração 
Subtração é uma operação matemática que indica quanto é um valor numérico (minuendo) se dele for removido outro valor numérico (subtraendo).
Uma subtração é representada por:
\,\!a - b = c
\,\!a é o minuendo, \,\!b é o subtraendo e \,\!c é a diferença ou resto.
A subtração é o mesmo que a adição por um número de sinal inverso. É, portanto, a operação inversa da adição.

                     EXPRESSÕES NUMÉRICAS 


EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

1) As operações de adição e de subtração são efetuadas na ordem em que aparecem

Exemplos

a)7-3+1-2=
=4+1-2=
=5-2=
=3

B)15-1-2+5=
=14-2+5=
=12+5=
=17

2) Existem expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem

1º) parênteses ( )
2º) cochetes [ ]
3º) Chaves { }

exemplos

a)74+{10-[5-(6-4)+1]}=
=74+{10-[5-2+1]}=
=74+{10-[3+1]}=
=74+{10-4}=
=74+6=
=80


EXERCÍCIOS

1) Calcule o valor das expressões

a) 10-1+8-4= (R:13)
b) 12-8+9-3= (R:10)
c) 25-1-4-7= (R:13)
d) 45-18+3+1-2= (R:29)
e) 75-10-8+5-1= (R:61)
f) 10+5-6-3-3+1= (R:4)

Sistemas de numeração

                              Sistemas de numeração
 
            Há milhares de anos o modo de vida  era muito diferente do atual. Os homens primitivos não tinham necessidade de  contar. Eles não compravam, não vendiam, portanto não usavam dinheiro.
            Com o passar dos anos, os costumes foram mudando e o homem passou  a cultivar a  terra, a criar animais, a  construir casas e a comercializar. Com isso, surgiu a necessidade de contar.
            Ávida  foi tornando-se cada vez  mais complexa. Surgiram  as primeiras  aldeias que, lentamente, foram crescendo, tornado-se  cidades.  Algumas cidades se desenvolveram, dando origem às grandes civilizações. Com o progresso e  o alto  grau de  organização das  antigas civilizações, a  necessidade de aprimorar os   processos de  contagem e seus registros tornou-se  fundamental.
            Foram criados,  então, símbolos e regras  originando assim  os  diferentes sistemas de numeração.

Sistema de numeração egípcio


Números representados pela simbologia
O sistema de numeração egípcio é muito diferente do implantados nos países ocidentais, que utiliza o modo arábico. Os números egípcios representam bem a cultura do povo que o criou, pois são verdadeiros símbolos dentro da matemática.  O sistema é muito complicado para os ocidentes, mas para os egípcios, certamente é algo cultural, já enraizado e que só facilita a vida deles.
                               O sistema de numeração romano
Diversas civilizações da Antigüidade, além da egípcia, desenvolveram seus próprios sistemas de numeração. Alguns deles deixaram vestígios, apesar de terem sido abandonados.
Assim, por exemplo, na contagem do tempo, agrupamos de 60 em 60; sessenta segundos compõem um minuto e sessenta minutos compõem uma hora. Isto é conseqüência da numeração desenvolvida na Mesopotâmia, há mais de 4000 anos. Lá era usada a base sessenta.
Outro vestígio de uma numeração antiga pode ser observado nos mostradores de relógios, na indicação de datas e de capítulos de livros: são os símbolos de numeração romana.
Estes são os símbolos usados no sistema de numeração romano:



I V X L C D M
1 5 10 50 100 500 1000
             sistema de numeração indo-arábico
Os hindus, que viviam no vale do Rio Indo, onde hoje é o Paquistão, conseguiram desenvolver um sistema de numeração que reunia as diferentes características dos antigos sistemas: egípicio, babilônico e romano. Tratava-se de um sistema posicional decimal.
  • Posicional: um mesmo símbolo representava valores diferentes, dependendo da posição ocupada.
  • Decimal: porque eram feitos agrupamentos de dez em dez.
Por terem sido os árabes os responsáveis pela divulgação desse sistema, ele ficou conhecido como sistema de numeração indo-arábico.
Agora, você sabia que a  origem da forma dos números que utilizamos hoje se deve a quantidade de ângulos? Observe:
Com o tempo o sistema se popularizou e já não importava os ângulos para indicar quantidade, mas apenas o desenho bastava. O ocidente então adotou os números góticos que utilizamos hoje em dia, mais arredondados.

Como surgiram os números


O homem primitivo utilizava a contagem.
Você já parou pra pensar nisso? Será que os números surgiram da invenção de um matemático?

O número surgiu a partir do momento em que existiu a necessidade de contar objetos e coisas e isso aconteceu a mais de 30.000 anos. Os homens nessa época viviam em cavernas e grutas e não existia a idéia de números, mas eles tinham a necessidade de contar, assim quando os homens iam pescar ou caçar levavam consigo pedaços de ossos ou de madeira, para cada animal ou fruto capturado o homem fazia no osso ou no pedaço de madeira um risco.



Com a evolução do homem, que deixando de ser nômade fixou-se em um só lugar, esse passou a praticar não somente a caça e a coleta de frutos, mas também o cultivo de plantas e a criação de animais. A partir daí surgiu a necessidade de uma nova forma de contagem, pois precisavam controlar o seu rebanho.
Passaram então a utilizar pedras, cada animal representava uma. Mas como isso era feito? Para cada animal que ia pastar uma pedra era colocada dentro de um saco, ao final do dia para cada animal que entrava no cercado uma pedra era retirada, assim era possível manter o controle e saber se algum animal havia sido comido por outro animal selvagem ou apenas se perdido.
Com a evolução do homem e da matemática, surgiu a palavra cálculo que em latim significa “contas com pedras